READING

Muitos destinos dentro da grande Amazônia

Muitos destinos dentro da grande Amazônia

Primeiro lugar no ranking das Sete Maravilhas da Natureza, que destaca marcos paisagísticos de valor universal no mundo, a Amazônia também detém o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Nela, está Novo Airão, a pouco mais de 180 quilômetros de Manaus. Ali, você vai se encantar com os botos que brincam com as pessoas no flutuante da Dona Marilda, um dos passeios mais famosos.

Não deixe de ir ao Parque Nacional de Anavilhanas, com cerca de 400 ilhas, por onde você passeia de voadeira (pequeno barco movido a motor) por quase uma hora pelos corredores do arquipélago, que parecem um labirinto. A aventura dá direito a paradas para mergulhos refrescantes. E inclua no roteiro o Parque Nacional do Jaú – depois de Anavilhanas, o segundo maior parque nacional do Brasil, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O acesso é feito pelo Rio Negro, em uma voadeira que leva aproximadamente três horas para alcançar o destino. Entre setembro e janeiro, durante a vazante dos rios, você ainda tem a chance de curtir a Praia da Velha, ótima para tomar um banho. Fora isso, em qualquer época, vale visitar as corredeiras do Rio Carabinani, de leito rochoso que passa entre as densas florestas de suas margens. No meio das rochas, pequenas quedas-d’água e piscinas se formam: dê um mergulho porque a água é deliciosamente refrescante.

Leia Mais: 10 destinos imperdíveis na América do Sul

Outro ponto alto é a Cachoeira do Itaúbal, que deságua em uma piscina natural de águas vermelhas: um show. Outro destino amazônico maravilhoso é Alta Floresta, no extremo norte do Mato Grosso. O encontro da floresta tropical com o cerrado, em que a mata virgem hospeda árvores centenárias, macacos, borboletas, antas, cervos e mais de 600 espécies de aves (araras, tucanos e papagaios são apenas algumas delas), é um ótimo motivo para você colocar o lugar no roteiro de férias.

Mas pode ter certeza de que, uma vez lá, vai descobrir muitas outras maravilhas. Em Alta Floresta está o Parque Estadual do Cristalino, de extrema importância para a conservação da biodiversidade, com muitas espécies endêmicas, entre elas o macaco-aranha-de-cara-branca, símbolo do parque. Trilhas pela floresta ao som de pássaros e bichos, banhos em praias de águas doces e cristalinas, esportes de aventura vão tornar seus dias de descanso ainda mais prazerosos.

Leia mais: Amazônia é com a Auroraeco

Entre os destaques, a Trilha das Rochas, onde poderá ver a região do alto da Torre de Observação; a Trilha da Taboca, área em que a floresta fica parcialmente submersa pelas águas dos rios em alguns meses do ano; e a Casa do Saleiro, de arquitetura rústica. Diversos mamíferos se alimentam no local. E você pode ver bem de perto anta, queixada, cateto, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim…

Um passeio de barco pela Trilha da Castanheira nos faz sentir minúsculos diante da imensidão das árvores centenárias, onde vivem uirapurus, com um dos mais belos cantos daquelas bandas. O pôr do sol no Rio Teles é um dos mais lindos espetáculos – não perca. Antes, caminhe pela Trilha da Serra, local montanhoso e com vegetação mais seca, por onde macacos de diversas espécies brincam de galho em galho.

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram