READING

4 marcos da arquitetura colombiana

4 marcos da arquitetura colombiana

A importância da arquitetura é imensurável. O arquiteto suíço Le Corbusier, bem explica o porquê: “o homem se levanta, caminha, deixa o quarto, passa para outro lugar, qualquer lugar. Urbanismo em tudo, desde que se levantou da cadeira: lugares de sua casa, lugares do bairro; o espetáculo público de suas janelas, a vida da rua e o desenho da cidade”. Ou seja, a arquitetura é a matéria da própria existencia, moldando a realidade a nossa volta. Alterar a arquitetura é proporcionar novos parâmetros para a vida indivudual e sem sociedade.

Por isso, viajar se faz tão necessário. Para conhecer outros povos e culturas, nada melhor do que testemunhá-los em seu cenário de origem. O homem cria a arquitetura e ela o recria. A arquitetura conta histórias.

Um destino cujas ruas impressionam, seja pela lógica urbanística, seja pelas construções que as cercam, é Bogotá, na Colômbia. A cidade é sinônimo de ruas bem movimentadas, lojas, galerias e muitas universidades. Bairros inteiros no meio da natureza. A cor local é uma mistura de tijolos aparentes e vermelhos com o verde das montanhas. Repleta de bibliotecas, museus, bares e livrarias, a cidade é vive. Lá há uma herança de Le Corbusier, como na maioria dos países na américa latina, é o movimento modernista.

Abaixo, a arquitetura apaixonante para conhecer e visitar em Bogotá:

1 | Universidade Nacional da Colômbia

Projetado por Rother, o campus da Universidade Nacional da Colômbia, uma expressão racionalista canônica, foi o primeiro conjunto universitário da América Latina edificado de acordo com os preceitos do Movimento Moderno. Com a visita de Le Corbusier a Bogotá, em 1947, a arquitetura colombiana, principalmente a de Bogotá, mudou os rumos e incentivou o academicismo na inovação e projetos novos com influência do modernismo.

2 | Catedral de Sal de Zipaquirá

A imensa catedral escavada numa mina de sal está localizada em Zipaquirá, próximo de Bogotá. Mais um orgulho dos colombianos, a Catedral está em uma das maiores minas do mundo. Mostra uma exuberância única resultante de texturas, condição geológica e de cores.

3 | A arquitetura colonial espanhola      

No bairro La Candelaria, a peculiar arquitetura colonial espanhola dá todo o seu ar com ruas de pedra com bares, lojas e igrejas monumentais. Também estão os prédios institucionais do governo ao redor da Plaza de Bolívar.

4 | Monserrate

Subir o Monserrate e visitar o santuário, vislumbrando a partir de 3 mil metros de altitude toda Bogotá, é verdadeiro de passagem para quem visita a cidade, onde fica o Santuário do Senhor Caído.

 

 

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram