12 praias para descobrir em Itacaré

Morros cobertos pela Mata Atlântica e coqueiros emolduram as belíssimas praias de Itacaré, na Costa do Cacau, litoral baiano ao sul de Salvador. Antigo refúgio dos coronéis do cacau, a vila de Itacaré mantém a charmosa arquitetura, com casarões em estilo colonial, muitos deles reformados, transformados em restaurantes, bares, cafés, casas noturnas e lojas.

O destino é perfeito para quem quer aproveitar tranquilos dias de sol sem abrir mão da agitação noturna – que é mantida o ano todo. Mas se pretende passar as férias fazendo ecoturismo, ou esportes, também vai encontrar ali muitas opções. Itacaré possui uma Área de Preservação Ambiental (APA), com rios e cachoeiras, e é possível praticar mountain bike, arvorismo e trilhas de rapel.

Entre as 14 principais praias, está a da Concha, perto do centro da cidade. É a mais movimentada, com barracas e pousadas. A Praia da Ribeira, longe do centro, pode ser alcançada de carro pelo Caminho das Praias. Cercada pela beleza da Mata Atlântica, também oferece estrutura para o turista, com barracas de bebidas e tira-gostos, razão pela qual também é bem movimentada. Sua beleza é incontestável: um pequeno rio desce da serra, formando cachoeiras e criando uma refrescante piscina de água doce.

De noite, vá à Praia de Coroinha, no centro de Itacaré. Com suas areias escuras, ela é ponto de encontro: possui muitos bares, apresentações de capoeira e som ao vivo. Agora, se o seu negócio não é badalação, experimente algumas das praias mais preservadas. A Prainha é considerada uma das mais bonitas do Brasil e bastante frequentada pela turma do surfe. Fica entre dois morros cobertos pela Mata Atlântica e suas areias são margeadas por um vasto coqueiral. O acesso é feito através de uma trilha de cerca de 40 minutos de caminhada em meio à mata, onde você pode fazer pausas para se refrescar nas cachoeiras e nos ribeirões.

Jeribucaçu fica dentro de uma fazenda de coqueiros, deserta quase o ano inteiro. É um destino mais para contemplação da natureza, pois ali se dá o  encontro das águas do mar com rio, formando uma correnteza não recomendável para banho. São José é uma praia localizada em uma área de preservação ambiental, com coqueiros, areias brancas e ondas fortes – ótima para surfe. Cercada por hotéis e resorts de luxo, possui charmosos restaurantes. Para ver tartarugas que fazem suas desovas ali, vá até Itacarezinho.

Leia mais: A praia deserta e a fazenda em Corumbau

Serra Grande é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer. Seu acesso é feito pela Estrada Parque, que liga Ilhéus a Itacaré. É composta pelas praias do Sargi, Pé de Serra, Prainhas da Serra e Pompilho Sargi tem águas mornas, transparentes e areia fininha, além de bares e restaurantes, uma delícia para descansar. Pompilho e Prainhas da Serra são pontos para curtir a exuberante natureza, com o mar próximo à foz do Rio Tijuípe. Na Pé de Serra, aprecie a chegada das jangadas, bonito e típico espetáculo.

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram