10 imperdíveis pratos europeus

Não tem jeito melhor de experimentar a cultura, história e tradição local do que pela gastronomia. Muitos escolhem provar o croissant em Paris e o bratwurst na Alemanha, deixando a culinária regional autêntica em segundo plano. Embora os quitutes populares tenham seu valor, na maioria das vezes, o sabor dos petiscos tradicionais é a mais memorável. Por isso, listamos 10 dos nossos pratos locais preferidos e o convidamos a prová-los.

O convidamos também a conhecer os destinos onde tais quitutes são feitos de bicicleta, com as viagens da DuVine, que são caracterizadas por refeições abundantes a todos os momentos, hotéis de alto padrão e, claro, roteiros que passam por cenários maravilhosos.

1 / Áustria, Kaiserschmarrn

O Kaiserschmarrn ou “Bagunça do imperador” é uma panqueca caramelizada, servida em pedaços e coberta com açúcar e compota de frutas frescas a sua escolha. Dizem que foi criado acidentalmente, quando preparavam panquecas para o imperador. Para esconder a aparência despedaçada da massa, cobriram-na com geleia de ameixas e este prato acabou sendo o preferido do imperador, permanecendo até hoje na culinária austríaca.


 

2 / Hungria, Lángos

Este prato tradicional húngaro é uma massa frita (de farinha ou batata), tipicamente servida com sour cream, queijo, linguiças e outros vegetais. Como alternativa você pode simplesmente degustá-lo com manteiga de alho ou com seus ingredientes preferidos. Escolha sua maneira de degustar essa iguaria, também conhecida como “Pizza Húngara”.


 

3 / Irlanda, Colcannon

Os irlandeses criaram uma maneira de comer batatas e vegetais ao mesmo tempo: misturando estes ingredientes com leite, manteiga, sal e pimenta. É assim que você monta o prato tradicional irlandês, o colcannon. Se você visitar a Irlanda perto do Halloween, você pode encontrar o colcannon sendo servido com um prêmio surpresa escondido dentro dele.


 

4 / Lituânia, Šakotis

Você vai reconhecer o Šakotis de longe, por seu formato e tamanho distintos. Conhecido como “Bolo de Árvore”, esta sobremesa originada na Idade Média é feita com camadas de massa assada (no forno ou lareira) e servida sozinha, ou, mergulhada em chocolate e decorada com flores comestíveis. É comida em eventos lituanos comemorativos como casamentos e feriados, incluindo Natal. A preparação é muito trabalhosa, então não se esqueça de agradecer o padeiro quando você experimentar o Šakotis.


 

5 / República Checa, Sauerkraut Soup

Também conhecida como Kapustnica, esta deliciosa sopa é preparada de muitas maneiras, dependendo da região que você está visitando. Geralmente é uma sopa encorpada e cremosa, preparada com batatas e outros vegetais. Essa delícia saudável é servida frequentemente em reuniões de família, feriados, casamentos e funerais. Toda família tem seu próprio ingrediente secreto para esta receita, então não fique surpreso se experimentar duas sopas e elas não tiverem o mesmo sabor.


 

6 / Chipre, Grilled Halloumi

O halloumi também é conhecido como “queijo sibilante”, por causa do barulho que ele faz especialmente se estiver mal passado. Feito de uma mistura de leite de cabra e de ovelha, este queijo tem um alto ponto de derretimento, o que dá a ele uma deliciosa e diferente personalidade quando grelhado. Frequentemente é servido sobre uma salada de azeitonas pretas, pepinos e outros vegetais, mas no verão, os cipriotas também o comem com melancia, como uma opção mais refrescante deste prato.


 

7 / França, Gougère

Originalmente da Borgonha, o gougère é um aperitivo preparado com o mesmo tipo de massa usada em profiteroles. São misturados nele queijos deliciosos como gruyere ou comté, criando estas bolinhas salgadas e crocantes ao mesmo tempo. Pode ser servido frio como acompanhamento para vinhos ou morno como aperitivo. É encontrado em muitos restaurantes e padarias francesas.


 

8 / Itália, Bresaola

Existem muitas carnes curadas na Itália, mas uma menos conhecida é bresaola ou brisaola. Este saboroso aperitivo veio dos Alpes do Norte na região de Lombardia, e é uma carne mais escura em comparação as outras carnes curadas. Bresaola também se difere pelo gosto, é preparada com especiarias como canela e noz-moscada, criando um sabor único. Quando você for passear pela Itália, não se esqueça de incluir bresaola entre os antepastos em seu prato.


 

9 / Reino Unido, Sticky Toffee Pudding

Esta sobremesa clássica é encontrada facilmente pelo Reino Unido. Trata-se de um doce pastoso, feito com tâmaras, caramelo e coberto com sorvete ou creme de baunilha. Sua origem é desconhecida, ninguém sabe exatamente de onde veio. Há quem diga que foi criada em Lancashire, e outros, dizem que dois canadenses compartilharam a receita durante a II Guerra Mundial. Enfim, é uma sobremesa tradicional que você deve provar quando estiver no Reino Unido.


 

10 / Alemanha, Schneeballen

Originalmente da região de Baden-Wurttemberg, na Alemanha, esta sobremesa foi criada há mais de 3 mil anos atrás. O Schneeballen clássico é uma massa pequena e redonda servida frita e polvilhada em açúcar. Você encontra esta iguaria em diferentes sabores, como chocolate, canela, café, morango e côco. Tem também versões salgadas, como sabor queijo. Servem muito bem como lanche, para saborear e compartilhar enquanto se admira as agradáveis ruas alemãs.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram