READING

Colômbia: Bogotá e Cartagena das Índias

Colômbia: Bogotá e Cartagena das Índias

Esqueça tudo o que tem visto na tela ou ouvido falar sobre a Colômbia retratada em Narcos, seriado que faz sucesso na Netflix, dirigido por José Padilha e com Wagner Moura no papel do traficante Pablo Escobar. As décadas sombrias em que o país vivia sob o domínio do narcotráfico não têm absolutamente nada a ver com a Colômbia atual, onde, como diz a propaganda turística criada pelo governo, “o risco é você querer ficar”.

O jogo de palavras do slogan faz todo o sentido para quem decide aproveitar os dias de férias em uma das duas cidades colombianas mais procuradas pelos viajantes: Cartagena e Bogotá. O colorido das fachadas das casas e as varandas floridas do centro de Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, nos fazem viajar ao período colonial espanhol.

Cagena

Cagena

Declarada Patrimônio Cultural da Unesco (1984), a simpática e charmosa cidade colombiana tem muitos de seus edifícios originais preservados dentro das muralhas de 8 quilômetros de extensão (originalmente havia 11 quilômetros). Ali, você deve visitar a Catedral de Santa Catalina de Alejandría, ou apenas Catedral de Cartagena, a mais importante da cidade. Outro ponto importante é a Igreja San Pedro de Claver, em frente à Plaza de la Aduana, Monumento Nacional da Colômbia.

De lá, você vai ver a Torre do Relógio, erguida no século 19 – por sua altura, ela pode ser vista de vários cantos da cidade. Para admirá-la de perto, vá até a entrada da Plaza de los Coches. Reserve um tempo para ir à Plaza de Bolívar, com árvores enormes, perfeitas para fazer uma pausa das caminhadas e fugir do calor. A Plaza Santo Domingo é boa opção para uma noite animada – o local fica repleto de artistas de rua e… turistas – e para você jantar em um dos muitos restaurantes.

Bogotá

Bogotá

E também para ver La Gorda Gertrudis, estátua do famoso artista colombiano Fernando Botero. Se você está em busca de agito, Bogotá, a terceira capital mais alta do mundo, é uma boa alternativa. Suas ruas são bem movimentadas, repletas de lojas, galerias e universidades, e com belíssimos bairros em meio à natureza. No centro histórico da cidade, chamado de La Candelaria, você pode visitar bibliotecas, museus, bares, livrarias, a sede do governo e o Palácio da Justiça, ao largo da Plaza de Bolívar.

Reserve mais tempo para conhecer o Museu Botero, casa colonial repleta de peças de arte não só do artista que lhe dá nome mas também de Picasso, Renoir, Dalí, MatisseMonet e Giacometti. Em seguida, vá ao Museu do Ouro, cuja exibição permanente tem mais de 32 mil peças de ouro. E reserve um bom tempo para conhecer a mundialmente famosa Catedral de Sal, construída no interior das minas de sal. Uma linda experiência.

Bogotá

Bogotá

Melhor época

Para visitar Cartagena, evite a estação chuvosa, de maio a novembro. Bogotá também pode ser evitada durante os períodos de chuva – geralmente, entre março e maio, e setembro e novembro.

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram