READING

As águas claras das praias de Trancoso

As águas claras das praias de Trancoso

Praias, manguezais e rios são atrativos naturais Trancoso, charmoso vilarejo localizado no topo do pequeno monte da cidade de Porto Seguro, na Bahia. Seu cenário é formado por jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás.

O principal ponto de encontro é o Quadrado, onde está a Igreja de São João Batista e as charmosas casinhas construídas em linha reta – todas baixas e grudadas umas nas outras. Ali também estão pousadas bacanas, lojas de grife e artesanatos descolados, além de ótimos bares e restaurantes.

Trancoso, Bahia, Brasil.

Na parte da manhã, relaxe nas belas praias de areias brancas e mar azul-esverdeado. Entre elas, a dos Nativos, Coqueiros e Rio Verde, as mais agitadas. Se quiser sossego, vá para Ponta de Itaquena, praia selvagem com corais e piscinas naturais.

Ponta de Itapororoca, ao sul de Trancoso, é uma praia semideserta – dá para ir pedalando. Formada por recifes que, na maré baixa, tornam-se aquários naturais, tem peixes de diversas cores e tamanhos.

Leia mais: Entre a Mata Atlântica e o mar da Bahia

Taípe é outra opção de praia tranquila – e ponto de nudistas –, isolada por falésias de até 20 metros. O mar é aberto e batido com ondas altas. Lá, as tartarugas aparecem na época da desova. Barracas dão apoio com serviço de bar e restaurante self-service, banheiros e estacionamento.

Rio da Barra, com falésias vermelhas e brancas – que Pero Vaz de Caminha descreve na Carta do Descobrimento – e piscinas naturais, fica 3 km ao norte de Trancoso. Seus trechos desertos são perfeitos para banhos de mar.

Trancoso, Bahia, Brasil.

A Praia da Barra do Rio dos Frades, também deserta, tem águas mansas e partes com manguezais. Se a maré estiver baixa, você poderá atravessá-la a pé até a margem oposta, onde há uma pequena vila de pescadores. Os nativos costumam ajudar na travessia de volta.

Paralelo a essa praia, corre o Rio dos Frades, dividindo as praias de Trancoso e as praias do Curuípe. Ali, também dá para atravessar a pé quando a maré está baixa. O rio é limpíssimo e repleto de peixes. Atração que vale conhecer.

Os efeitos dos reflexos do Sol nas piscinas naturais formadas no mar originaram o nome: Praia do Espelho – oficialmente, Praia do Curuípe. Extensa, com areias e águas claríssimas, merece uma visita mais demorada.

Leia mais: 12 praias para descobrir em Itacaré

Trancoso, Bahia, Brasil.
Trancoso, Bahia, Brasil.


Trancoso, Bahia, Brasil.

*Texto originalmente publicado na edição 58 da revista Host & Travel. Para ler matérias similares, torne-se assinante da revista sem custo algum.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram