READING

App destaca feitos de mulheres pelo mundo

App destaca feitos de mulheres pelo mundo

Você sabe que a história do mundo foi construída não apenas por grande homens, mas também por grandes mulheres. Infelizmente, de modo geral, por razões culturais as conquistas femininas não são tão celebradas e divulgadas. Para ajudar a mudar esse cenário, o aplicativo Field Trips foi atualizado e passou a contar com a funcionalidade Woman On The Map (Mulher no Mapa, em português).

O aplicativo que tem como objetivo informar curiosidades e fatos sobre os lugares que as pessoas visitam ao redor do mundo, agora traz informações sobre as mulheres que fizeram história. A mecânica é simples: o aplicativo o avisa sobre das conquistas protagonizadas por mulheres quando o viajante passa pelo local onde tal evento se deu. Assim, a visita aos diferentes destinos do mundo se torna ainda mais rica.

mapa-mulheres-4

O responsável pela iniciativa é o grupo feminista Spark, que ao fazer uma pesquisa notou a grande discrepância entre o número de homens e mulheres que receberam honrarias como nomes de ruas, estátuas ou selos graças às suas contribuições à história mundial. O mesmo se repete no universo digital. De acordo com o grupo, entre 2010 e 2013, menos de 20% dos Doodles do Google, fazeram homenagens às conquistas femininas.

Leia mais: Top 5 marcas de roupa para as ciclistas

Até o momento, o app conta com 100 nomes de mulheres, como o de Mary Anning (Lyme, Inglaterra), uma geóloga que encontrou fósseis de Plesiosauria (um réptil marinho já extinto) e Mary Ellen Pleasant (São Francisco, Canadá), uma ativista e abolicionista que se vestiu como um jóquei para ajudar escravos a escapar de seus senhorios. Ele está disponível disponível gratuitamente para Android e iOS.

As organizadoras estão abertas à sugestões sobre novas mulheres de qualquer lugar do mundo para serem inseridas na ferramenta. Basta enviar um e-mail para sparkteam@sparksummit.com com uma mini-biografia da mulher que você gostaria de ver localizada no app. E ai, quem você conhece que fez história no Brasil? Vamos todas e todos contribuir para celebrar e valorizar tantas conquistas das quais pouco sabemos!

mapa-mulheres-500

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram