READING

A maior flor do mundo está em Inhotim

A maior flor do mundo está em Inhotim

Tente imaginar a maior flor do mundo. De que tamanho você a imagina? Se você pensou em uma planta com até 3 m de altura, 7 m de diâmetro e 75 kg, acertou. Trata-se da flor-cadáver, Amorphophallus titanum em linguagem científica, originária das florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia. Essa prima agigantada do copo-de-leite é raríssima – há indícios que existam somente cerca de 170 espécimes no mundo. Para o alívio dos mais curiosos, um destes exemplares vive em solo nacional.

A flor gigante é cultivada dentro de uma estufa especial no Instituto de Arte Contemporânea Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, nas Minas Gerais. A planta costuma florescer uma vez por década e chega a viver 40 anos. É justamente no seu desabrochar, que dura cerca de três dias, que a flor atinge seu tamanho máximo. A primeira e única florescência da flor de Inhotim aconteceu em dezembro de 2010. Foi a única vez que uma flor-cadáver floresceu na América Latina.

Também nesse período, de abertura, a flor exala um forte cheiro de carne em estado de decomposição para atrair insetos, principalmente besouros e, às vezes, moscas para fazer a polinização. Ela se aquece, aumentando a temperatura interna até 36 graus e libera no ar duas substâncias responsáveis pelo mau cheiro, as cadaverinas e as putrescinas. O odor é tão forte que os cientistas e botânicos precisam de máscaras para se aproximar. Se você quer ver de perto esse fenômeno da natureza, conte conosco.

Sobre Inhotim

A área de visitação de Inhotim se estende por pouco mais de 90 hectares e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, que somam aproximadamente 3,5 hectares. A propriedade totaliza 786 hectares – destes, 440 hectares são tratados como área de preservação ambiental.

Para os amantes de arte, o local é um prato cheio. O acervo abriga 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, entre eles Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.

Como se não bastassem as áreas de mata nativa, a propriedade conta ainda com jardins projetados por Burle Marx, com 4.300 espécies de planta em cultivo.

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram