5 degustações de vinho na Borgonha

A região de Borgonha, no centro leste da França, é uma das maiores produtoras de vinho mundo. Algumas de suas mais importantes vinícolas são: Chablis, Côte de Nuits, Côte de Beaune (área pertencente à Côte d’Or), Côte Chalonnaise, Mâconnais, e Beaujolais. As uvas mais cultivadas na região são Pinot Noir e Chardonnay.

Abaixo, conheça cinco ótimos programas para provar a excelente culinária da região, conhecer um pouco da rica história local e, claro, degustar vinhos inigualáveis!

borgonha-1

Estrelas Michelin e o vinho certo

Um restaurante que ostenta uma ou mais estrelas Michelin apresenta excelência inegável, certificada pelo anônimo time de avaliadores do selo. Embora a carta de vinhos não seja necessariamente um aspecto mensurado neste sistema de avaliações, geralmente o cardápio da casa é acompanhado de uma carta de vinhos bastante atraente.

Le Bénaton é um dos restaurantes dos muitos restaurantes estralados da vila de Beaune. A carta de vinhos oferece o melhor da região, dos vinhos locais com preços razoáveis até excelentes Grand Crus – vinhos com classificação Premier Cru e Grand Cru muitas vezes são fabricados em pequenas quantidades, o que lhes condiciona aos altos preços.

Neste restaurante você pode pedir apenas uma taça de cada vinho. Aproveite essa oportunidade para provar diferentes rótulos.

borgonha-2

Adegas renomadas

Com um pouco de planejamento, é possível visitar as melhores a adegas da Borgonha. A maioria delas exige reserva antecipada, com cerca de um mês de antecedência, e pode incluir além das degustações, um tour pela propriedade. Em geral, os passeios podem ser conduzidos em outras línguas além do francês.

A Parigot & Richard, em Savigny-les-Beaune, produz vinhos espumantes através do método tradicional, cremant, técnica que deixa o vinho com menos pressão e espuma mais cremosa. A região onde a adega se encontra é um dos berços do vinho espumante na França. Prova disso, é seu espaço de degustação, que data do século XVIII. A propriedade fica aberta aos visitantes na maior parte do dia, das 8h às 19h. Grupos devem agendar com antecedência.

borgonha-3

A história do vinho

Na Borgonha os antigos métodos de cultivar uvas e criar vinhos são preservados com cuidado. O respeito à história é uma premissa básica de seus moradores. Parte desse passado pode ser vivenciada ainda hoje. Em Beaune, por exemplo, você pode visitar o Hospices de Beaune (Hôtel-Dieu).

Este antigo hospital para os pobres se mantinha através de leilões dos vinhos fabricados em seus vinhedos. Até hoje, os leilões acontecem em novembro e são eventos bem quistos no mundo dos vinhos. Na propriedade há também o Museu do Vinho de Borgonha; o ponto alto da visita inclui uma coleção de antigas prensas usadas na fabricação de vinho.

Para provar vinhos do Hospices de Beaune visite espaços de degustação como o Millésimes à la Carte e o Marché aux Vins. oferecem degustação, venda de vinhos e cursos, incluindo a oportunidade de combinar uma experiência sensual com lições históricas.

borgonha-4

Adegas centenárias

O Domaine du Château de Chassagne-Montrachet data do século XI. Sua história atribulada inclui casamentos aristocráticos, morte na guilhotina e uma invasão revolucionária que deixou a adega vazia. Em 1849, o castelo foi reconstruído e a arquitetura da época pode apreciada ainda hoje. Além do castelo, a propriedade inclui 1.000 m2 de adegas com aproximadamente mil garrafas de vinho. O clos do Chassagne Montrachet fica próximo ao castelo.

Visitantes, bem-vindos o ano todo. poderão visitar as adegas e ver os funcionários em ação. Os agendamentos podem ser feitos pela internet. No local há um restaurante que serve almoço e oferecem serviço de sommelier e tour privado pelas instalações.

borgonha-5

Piquenique e o vinho certo

Para os visitantes que procuram privacidade e flexibilidade, considere passear pelos campos da Borgonha de bicicleta, carro ou caminhando. Nos momentos de descanso, arme um piquenique e aprecie a vista deslumbrante da região. A Côte du Nuits tem muito da essência borgonhesa: coberta por reconhecidas vinhas Grand Cru e prados de girassol; povoada por vacas Charolais; e salpicada de vilas que mostram sinais de ruínas causadas na Segunda Guerra Mundial.

A paisagem oferece diversos recantos que pedem uma toalha jogada à relva coberta por queijos e taças de vinho. Aproveite esses cenários e momentos para degustar especialidades da culinária francesa, como frango assado frio com mostarda Dijon, o queijo Époisses de Bourgogne, e a salada de feijão verde com tomate. Tudo isso, harmonizado com uma garrafa gelada de Bourgogne Chardonnay, da vinícola Domaine Drouhin Laroze.

eu-franca-borgonha-730-504-2

A verdade é que na Borgonha as degustações de vinho excepcionais estão em todo lugar. Basta passar uma semana, ou mesmo um dia na cidade para entender que o vinho é um elemento básico da natureza dos locais.

Para viver ainda mais experiências maravilhosas regadas ao suco do sangue das uvas, embarque no roteiro da DuVine pela Borgonha!

Pin It

POSTS RELACIONADOS

INSTAGRAM
Visite nosso Instagram